Papo de casa: risoto de gorgonzola e filé mignon grelhado


Receitas




Olá pessoal!!!

Hoje vamos iniciar uma nova tag no blog, a "Papo de casa".

Vocês já devem saber que eu casei em novembro e, com essa mudança de status, veio também uma mudança de rotina. Por isso, nessa tag, vamos falar de tudo relacionado a casa e casamento...decoração, receita, alguns detalhes do processo de escolha dos fornecedores do nosso casamento...enfim, qualquer coisa ligada à esse mundo!

Resolvi começar trazendo para vocês essa receita de risoto de gorgonzola com filé. Podem ter certeza que vou postar muita receita de risoto por aqui, porque é uma das minhas comidas preferidas. Essa receita eu já fiz aqui em casa mais uma vez e garanto, é sucesso!

Sei que preciso melhorar um pouco a foto, tirar umas no passo a passo...mas eu estava recebendo visitas e, digamos, não deu tempo de fotografar muito, todo mundo atacou!! Mas vamos ao que interessa!!!

INGREDIENTES RISOTO:
100g de arroz arbóreo
100ml de vinho branco
20ml de creme de leite
20g de cebola picada
1 folha de louro
300ml de caldo de carne (um tablete de caldo de carne dissolvido)
50g de gorgonzola
45g de manteiga sem sal
sal e pimenta do reino.

INGREDIENTES FILÉ:
4 medalhões de filé
50g de manteiga
sal e pimenta do reino à gosto.

MODO DE PREPARO - RISOTO:
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e a folha de louro e deixe refogar. Coloque o arroz e mexa bem. Acrescente o vinho branco. Mexa até secar o vinho. Coloque o caldo de carne e deixe cozinhar (sempre mexendo para ficar mais cremoso). Quando secar o líquido, coloque o gorgonzola bem picado e mexa bastante, até dissolver o queijo. Finalize com manteiga e acerte o sal e a pimenta.

MODO DE PREPARO - FILÉ:
Tempere os medalhões com o sal e a pimenta a gosto, aqueça uma frigideira e coloque manteiga. Quando derreter toda a manteiga, coloque os medalhões e doure bem todos os lados.

RENDIMENTO: DUAS PORÇÕES.

#DICA 1:
O creme de leite só é utilizado caso o risoto não fique molhadinho.

#DICA 2: 
O segredo para ele ficar molhadinho é mexer! Não pare de mexer nunca! Mexa como se não houvesse amanhã...hahahahahhahahaha.

#DICA 3:
Acrescentar alho no tempero do filé também é uma ótima pedida!!!

PS: essa receita não é minha....tirei ela de algum site da internet que não me lembrarei agora, já que copio tudo à mão, no meu caderno de receitas (sim..sou old school nesse sentido).

Se alguém fizer a receita e se apaixonar, como eu, conta aqui pra mim?? Vou ficar esperando!!

BOM APETITE!!! 

Beijos!

Por Aline Ramos em 19.1.15

Compartilhar

Comentar via Facebook


Comentar via Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário